DECIMAR BIAGINI

DECIMAR BIAGINI
Advogado e Poeta Cruzaltense

Entre em contato com o advogado Decimar Biagini

Nome

E-mail *

Mensagem *

domingo, 25 de outubro de 2009

SER ADVOGADO E POETA

Tudo começa com um sonho louco
Depois de alcançado dorme-se pouco
De manhã leio Maria Helena Dinis
De noite folheio Machado de Assis

É meus amigos, vida de advogado
É para bandidos, já diria o delegado
Ou para os atrevidos, diria o Togado
É para os malandros, diria o logrado

Agora, a vida de poeta, é obra aberta
É viver em descoberta, na arte incerta
É um exercício de busca de leitores
No traduzir de ofício, alegrias e dores

Eu sou viciado em elogio e cumplicidade
Concentrador e de uma única musa
Poeta fala de amor, às vezes até abusa
Nos meus versos deixo clara minha verdade
Refaço-me na dor e explodo na felicidade

Na advocacia tenho muitos planos
Com seriedade busco o amanhã seguro
Mas quem acha que não trabalho vive de enganos
Não se pode advogar tateando no escuro
É preciso ler muito para convencer os paisanos*

Mas uma coisa é preciso ser dita com sinceridade
Advogar e Poetar são para quem tem criatividade
É preciso saber morder e saber assoprar
É preciso convencer, fazer rir e chorar

Se por acaso tiverem senso de justiça
Não a dos homens (essa advém da cobiça)
Seja da Filosofia, da Sociologia ou da Religião
Estão aí duas artes, cujo dom é profissão

Decimar Biagini

* Divindade, na terminologia gaúcha.

Nenhum comentário:

Qual tema nos poemas mais te atrai?